2º Colóquio: Mulher, Cidade e Arquitetura

Sejam todes bem-vindes! Estudantes, professores(as), pesquisadores(as), profissionais, movimentos, coletivas urbanas e demais interessades(as)!

É com grande prazer que anunciamos e convidamos a todas e todes para o 2° Colóquio: Mulher, Cidade e Arquitetura na Pandemia!

Em 2019, entre os dias 17 e 18 de outubro, em Salvador/BA, aconteceu o 1º Colóquio: Mulher, Cidade e Arquitetura, organizado pelos Grupos de Pesquisa LAB20 do PPGAU/UFBA e ELAS da FAU da FAU/UnB. O evento surgiu com um duplo objetivo: discutir a arquitetura e o urbanismo a partir da experiência e contribuição das mulheres na cidade e promover a aproximação de pesquisadoras e pesquisadores que vinham se debruçando sobre essa temática, a partir de múltiplas e diversas perspectivas.

Nesse sentido, por um lado, o Colóquio foi estruturado a partir de uma série de atividades como Mesas Redondas, Rodas de Diálogos e exibição de filmes e documentários sobre o tema; e, pelo outro, levou em consideração a participação de professores/pesquisadores da FAUFBA, da UnB, IAB-BA, UNIJORGE, além de representantes de associações como o Coletivo Casa Moxtra/Viadagem Política.

No total, o evento contou com mais de 60 participantes dentre eles, estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, membros da sociedade civil, e público em geral interessado na temática.

O 2º Colóquio: Mulher, Cidade e Arquitetura na Pandemia, acontecerá entre os dias 26 e 27 de março de 2021, em virtude da pandemia, será um evento virtual, porém, mantendo a tradição de envolver os grupos na organização, esta edição terá Brasília como sede organizadora.

De 2019 para 2021, muita coisa mudou e, infelizmente, as questões ligadas às mulheres, profissão e cidade, sofreram e retrocederam pela situação política e econômica que enfrenta o país, aliada à grave situação da pandemia mundial.
Dentro desta perspectiva, entendemos que é necessário ampliar o debate, buscando o estado da arte das pesquisas, além de fortalecer os grupos ativos. Também queremos trazer para o evento, um debate sobre o espaço das mulheres na profissão e na participação política.

Se a cidade, no nosso entendimento é espaço das mulheres, queremos ouvir as que fazem parte do seu cotidiano e entender as questões da cidade, por quem vive nela e dela.

Dessa forma, o 2° Colóquio Mulher, Cidade e Arquitetura - Na Pandemia será dividido em 04 Mesas Redondas abordando diferentes dimensões dos desafios postos pela Pandemia de Covid-19.

>>26 de março (sexta-feira)
| 14h30 às 16h30 |
Mesa 01: Política Profissional com mediação Arquitetas inVisíveis

| 17h00 às 19h00 |
Mesa 02: Pesquisa e Produção Científica com mediação Lab 20 - PPGAU Universidade Federal da Bahia

27 de março (sábado)
| 10h00 às 12h00 |
Mesa 03: Comum Urbano e o Futuro das Cidades na Perspectiva do Bem-Viver com mediação Sindicato dos Arquitetos do DF

| 13h30 às 14h30 |
Mesa 04: Políticas Urbanas e o Estado com mediação Observátorio Amar.é.linha - FAU Universidade de Brasília

O 2º Colóquio Mulher, Cidade e Arquitetura - Na Pandemia conta com certificado de participação e é um evento realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Distrito Federal em conjunto com o Observatório Amar.é.linha FAU-UnB, Lab20 PPGAU-UFBA, Vice Presidência Extraordinária de Ações Afirmativa IAB, Coletiva Arquitetas inVisíveis e Sindicato dos Arquitetos do DF. O evento conta com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal.

>>As inscrições começam hoje, pelo sympla. O link estará na bio em breve!

Sigam-nos pelo Instagram  #coloquiomca

Data: