Em vez de Arquitetura ou Revolução, clássico arremate de Le Corbusier, compreendemos que os artistas das vanguardas modernistas compreendiam sua atuação como partícipe da mudança radical da vida humana.
A Revolução aqui comprenedida, então, não no seu sentido político mais imediato, da mudança da ordem institucional, mas em todos os seus níveis: da mudança radical da vida humana. Expressa ora como alteração da ordem política, ora como transformação dos corações e mentes, ora como algum tipo de salto de ordem espiritual, e sua relação profunda com a Arte, e a Arquitetura, na Era Moderna, em especial nos últimos 150 anos.
Uma das premissas fundamentais é a da unidade da cultura, e uma de suas manifestações, claramente definida como um projeto artístico, e realizada em alguma medida em certos âmbitos, foi a Obra de Arte Coletiva/ Total (Gesamtkunstwerk). Esta ambição teve nos espaços construídos um de seus loci mais importantes.
Na extensa revisão bibliográfica realizada, notou-se que faltavam as categorias analíticas adequadas para se estudar essa expressão na Arquitetura, esboçadas no confronto com a literatura da época, muitas de autoria dos protagonistas, e de sua obra, concebida e realizada. Reconhecemos, então, que esta Obra de Arquitetura Total teve seus caminhos particulares. Um deles foi a síntese das artes e todos os dilemas relacionados à autoria. Outra foi a coesão escalar, acima e abaixo, e ainda os riscos do sobredesenho, e como redundou no problema de lidar com a abertura ao futuro. A reinvenção da Arquitetura, ao contrário de outras Artes, implicava na revisão dos fundamentos tecnológicos da atividade: construção, equipamentos, mobiliário, tipos edilícios e modo de vida. No que se mesclava com a reforma do mundo, com a alteração radical e profunda da vida humana. E, em alguns casos, com um universo simbólico muito particular.
Também identificamos como expressão dessa concepção revolucionária moderna da Arquitetura o que denominamos de Procura do Universal e da Razão Geométrica, que estão em segundo plano nesta pesquisa.
Tais categorias serão refinadas e servirão para o estudo de alguns arquitetos específicos. O primeiro escolhido, sobre o qual já existe material produzido de certo tamanho, é João Filgueiras Lima, o Lelé. Em andamento, estudos sobre a obra de Le Corbusier.