Arquitetura & Revolução: O Movimento Moderno como Transformação Radical da Vida

Em vez de Arquitetura ou Revolução, clássico arremate de Le Corbusier, compreendemos que os artistas das vanguardas modernistas compreendiam sua atuação como partícipe da mudança radical da vida humana.

A Revolução aqui comprenedida, então, não no seu sentido político mais imediato, da mudança da ordem institucional, mas em todos os seus níveis: da mudança radical da vida humana. Expressa ora como alteração da ordem política, ora como transformação dos corações e mentes, ora como algum tipo de salto de ordem espiritual, e sua relação profunda com a Arte, e a Arquitetura, na Era Moderna, em especial nos últimos 150 anos.

Uma das premissas fundamentais é a da unidade da cultura, e uma de suas manifestações, claramente definida como um projeto artístico, e realizada em alguma medida em certos âmbitos, foi a Obra de Arte Coletiva/ Total (Gesamtkunstwerk). Esta ambição teve nos espaços construídos um de seus loci mais importantes.

Na extensa revisão bibliográfica realizada, notou-se que faltavam as categorias analíticas adequadas para se estudar essa expressão na Arquitetura, esboçadas no confronto com a literatura da época, muitas de autoria dos protagonistas, e de sua obra, concebida e realizada. Reconhecemos, então, que esta Obra de Arquitetura Total teve seus caminhos particulares. Um deles foi a síntese das artes e todos os dilemas relacionados à autoria. Outra foi a coesão escalar, acima e abaixo, e ainda os riscos do sobredesenho, e como redundou no problema de lidar com a abertura ao futuro. A reinvenção da Arquitetura, ao contrário de outras Artes, implicava na revisão dos fundamentos tecnológicos da atividade: construção, equipamentos, mobiliário, tipos edilícios e modo de vida. No que se mesclava com a reforma do mundo, com a alteração radical e profunda da vida humana. E, em alguns casos, com um universo simbólico muito particular.

Também identificamos como expressão dessa concepção revolucionária moderna da Arquitetura o que denominamos de Procura do Universal e da Razão Geométrica, que estão em segundo plano nesta pesquisa.

Tais categorias serão refinadas e servirão para o estudo de alguns arquitetos específicos. O primeiro escolhido, sobre o qual já existe material produzido de certo tamanho, é João Filgueiras Lima, o Lelé. Em andamento, estudos sobre a obra de Le Corbusier.

Status: 
Em Andamento
Vigência: 
16/07/2020
Pesquisador Coordenador: