Colóquio "O lugar da preservação do patrimônio moderno na cidade contemporânea e Mostra de Filmes Docomomo_BR

Com o apoio da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA e organizado pelo DOCOMOMO-BA (http://www.docomomobahia.org), acontecerá no dia 18 de maio, às 14h, no Auditório Mastaba da FAUFBA, o Colóquio "O lugar da preservação do patrimônio moderno na cidade contemporânea". Este evento se propõe a discutir o tema a partir de diversos olhares, experiências, campos de atuação e problemáticas, tomando como estudo de caso a experiência de Salvador.

O Colóquio contará com a participação de representantes das principais faculdades de arquitetura e urbanismo da cidade (UFBA, UNIME, UNIFACS, UNIJORGE, UCSAL e RUI BARBOSA) e do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de representantes de instituições que atuam nesse campo (IAB, IPHAN e IPAC).

O evento se articula com a Mostra de Filmes do DOCOMOMO-BR, que também acontecerá na Faculdade de Arquitetura da UFBA, entre os dias 18 e 19 de maio. Após cada sessão de filmes haverá uma discussão realizada por membros do DOCOMOMO_BA.

Durante o evento (19/05 às 17h no Auditório Mastaba) será realizado o lançamento do livro "Vilanova Artigas: Casas Paulistas", de autoria do arquiteto e professor da UFPB, Márcio Cotrim.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas através do e-mail: docomomobahia@gmail.com (informar nome completo, vínculo institucional e e-mail). Os participantes com mais de 75% de presença receberão certificados correspondentes a uma carga horária de 12 horas.

Mais informações podem ser encontradas no cartaz em anexo.

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

Dia 18/05/2017 – Auditório Mastaba (FAUFBA)

Das 9h às 11h. Mostra de Filmes Docomomo_BR

• Os Irmãos Roberto (1h13’)
  • Forma Livre (7’14”)
  • Brasília Teimosa (10’12”)
  • Brasília (13’35”)
  • O Levante (8’45”)
  • O Palomo (3’)

Das 11h às 12h. Debate membros Docomomo_BA

• Professoras Carolina Bierrenbach e Juliana Nery

Das 14h às 18h. Colóquio Docomomo_BA. “O lugar da preservação do patrimônio moderno na cidade contemporânea”.

• Profa. Naia Alban (Diretora da FAUFBA)
  • Prof. Luiz Cardoso (Coordenador PPGAU)
  • Prof. José Carlos Huapaya Espinoza (Coordenador Docomomo_BA)
  • Profa. Ceila Cardoso (Docomomo_BA)
  • IPHAN (A confirmar)
  • IPAC (A confirmar)
  • Profa. Solange Araújo (IAB-BA)
  • Milena Tavares (Fundação Gregório de Matos)
  • Profa. Carolina Marques (Universidade Federal de Sergipe)
  • Profa. Carla Zollinger (Faculdade Ruy Barbosa)
  • Profa. Elisângela Leão (UCSAL)
  • Profa.Maria Auxiliadora Figueiredo Brito e Luis Costa (UNIFACS)
  • Profa. Lori Brantes (UNIJORGE)
  • Prof. André Lissonger (UNIME)

Dia 19/05/2017 – Auditório Mastaba (FAUFBA)

Das 9h às 11h30m. Mostra de Filmes Docomomo_BR

• Artigas: o arquiteto e a luz (1h30’)
  • Quarteto Simbólico (15’)
  • Wandenkolk (18’’)
  • PMR: Paulo Mendes da Rocha (29’)

Das 11h30m às 12h30m. Debate membros Docomomo_BA

• Professoras Anna Beatriz Galvão e Ceila Cardoso

Das 14h às 15h30m. Mostra de Filmes Docomomo_BR

• Reidy: A construção da Utopia (1h17’)

Das 15h30m às 16h30m. Debate membros Docomomo_BA

• Professores Federico Calabrese e Nivaldo Vieira.

Das 17h às 18h. Palestra Prof. Márcio Cotrim (UFPB) “XX”

Das 18h às 19h. Lançamento do livro “Vilanova Artigas: casas paulistas” de autoria do Prof. Márcio Cotrim

Data:
17/05/2017 a 18/05/2017