Formas de habitar os vazios patrimoniais herdados: um olhar para a América Latina

A  crise na produção de arquitetura tensiona esta pesquisa, que busca encontrar possibilidades de ampliação do papel do arquiteto na complexa sociedade contemporânea. Neste contexto, destaca-se a existência de um deslocamento da ação profissional para além do lugar estabelecido pelo movimento moderno de arquitetura – movimento que, pela primeira vez, ganha expressão mundial. Entretanto, percebe-se que a crise se configura de maneira diferenciada nos países centrais e nos periféricos.

Neste trabalho, os países centrais são considerados como uma importante referência, não com o intuito de copiá-los, mas por se constituírem em uma baliza. O enfoque está voltado para os países periféricos, mais especificamente para a América Latina. Nesta parte do mundo, fica evidente a predominância da informalidade, determinando a distorção da promessa de modernidade, trazida pelo processo de colonização sociocultural.
A ação da informalidade, dentre outras coisas, como produtora de cidade.
É através dos Coletivos Urbanos [hackers da lógica urbana estabelecida] que se firma a procura por uma aproximação às alternativas, tecnologias ressignificadas, simplificadas e de domínio do senso comum. Trata-se, portanto, de um ambiente fértil para a experimentação universitária. Para o desenvolvimento das pesquisas sobre a crise da Arquitetura, no âmbito da sua abrangência social.
O presente estudo parte de uma perspectiva contemporânea, que vai além da arquitetura historicamente voltada para a produção formal das cidades. E visa se aprofundar na busca pela incorporação de todo o espaço construído como seu foco de atuação e não apenas uma parte deste todo. Ressalta-se, ainda, o enfoque específico no que ocorre nos centros históricos dos países periféricos.
A escolha da Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade Politécnica de Madri-ETSAM-UPM se deu pelo fato desta instituição constituir-se em um ambiente de convergência na aproximação com a América Latina. Ela atua como um caleidoscópio de relações construídas entre a Espanha e os países hispano-americanos, relações estas que vão ganhando nuances diversas, nos vários momentos históricos, indo da imposição de uma conquista territorial – e construção da cidade ideal do “Novo Mundo” enquanto colônia – às complexas relações comerciais, econômicas e culturais como países independentes e de personalidades diversas.
A pertinência da definição da ETSAM como lugar de convergência pode ser percebida a partir da observação de sua produção acadêmica, que resultou, não por acaso, na estruturação, em 2010, da Rede PHI – Patrimônio Histórico + Cultural Ibero-americano, um grupo de atuação abrangente, ao qual a pesquisa proposta está vinculada.

Status:
Em Andamento