Artigos em Revistas

Reflexões sobre a forma urbana latino-americana. O aporte dos Congressos Pan-Americanos de Arquitetos e da Sociedad Interamericana de Planificación, 1920-1976

Qual o papel dos profissionais latino-americanos na construção e reflexão sobre a forma urbana das cidades latino-americanas? Como de seu esse processo de reflexão? De que forma o conjunto de experiências e estudos elaborados davam conta dos processos e formação da cidade na América Latina?

Eduardo Neira Alva e o Brasil: aproximações, reflexões e propostas para a habitação social e o planejamento urbano em tempos de esperança, 1965-1974

A atuação de profissionais latino-americanos realizada nos próprios países latino-americanos é, ainda, um tema pouco explorado pela historiografia especializada. A partir desse panorama, podemos levantar os seguintes questionamentos: qual o papel dos profissionais latino-americanos na construção das cidades latino-americanas? Qual o aporte e ressonância local dos profissionais latino-americanos que atuaram e circularam por vários países do continente?

Vers un Nouveau Continent: A divulgação da bibliografia corbusiana na América do Sul, 1929-1965

Diversas investigações buscaram avaliar os impactos de Le Corbusier no meio profissional  sul–americano.  Muitas  dessas  centraram–se  nas  influencias  de  suas  viagens a América do Sul (1929, 1936, 1947, 1949, 1950, 1951 e 1962); na di-vulgação do ideário corbusiano por arquitetos latino–americanos que realizaram es-tágios profissionais com Le Corbusier e; nos projetos propostos pelo Mestre para o continente.

Charges e cultura visual. Um olhar sobre a problemática da cidade brasileira através da revista arquitetura, 1961-1968

Inicialmente, o artigo caracteriza o conceito de “Cultura Visual” como a atribuição de significados a imagens partindo de uma perspectiva cultural e relaciona-o com charges e caricaturas. Em seguida, parte-se para uma análise mais específica tendo como estudo de caso a revista Arquitetura, órgão oficial do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e publicada entre 1961 e 1968.