Expressões da arquitetura do concreto armado na Bahia: Os campi da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e seus edifícios

A pesquisa “Constituição dos campi e suas arquiteturas: o território da UFBA” vem desde 2014 investigando o processo de constituição dos Campi da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em busca de aprofundar os conhecimentos sobre sua história, suas soluções urbanísticas e arquitetônicas, registrar sistematicamente esse patrimônio construído e compreender seus valores, qualidades e limites. Desde agosto de 2015, os bolsistas do grupo dessa pesquisa iniciaram o trabalho de preencher as fichas do DOCOMOMO para catalogação dos edifícios e dos planos urbanísticos para os campi da UFBA, como passo central para compreensão e registro dessa produção. Esse procedimento tem como base as plantas baixas e os documentos catalogados na SUMAI (Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura) da Universidade Federal da Bahia, os levantamentos “in loco” e em pesquisas bibliográficas.
O recorte temporal da investigação é balizado pela implementação do Programa MEC-BID I em 1967 e a finalização do Programa MEC-BID II em 1981. Nesse período encontram-se tempos centrais de configuração do território dos Campi da instituição que determinaram sua constituição espaço-territorial na cidade de Salvador. Boa parte dessa produção está inserida em um contexto histórico de significativos acontecimentos no Brasil, como a ditadura militar e a Reforma Universitária de 1969. Tempos de silêncio, nos quais muito se fez e pouco se refletiu sobre uma produção que, mesmo herdeira da arquitetura modernista, ganhou inflexões e soluções outras. Esse artigo trata dos Campi e edifícios já registrados.

Pesquisador:
Ano: