Artigos em Eventos

Influência brutalista na obra do arquiteto Assis Reis: o caso da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF)

A presente comunicação desenvolve-se a partir da análise da interface entre a atividade projetual e o pensamento sobre arquitetura (presentes em textos inéditos) do arquiteto Assis Reis. Apesar de seu papel relevante para a arquitetura moderna baiana, as referências à produção do arquiteto são, ainda, restritas e, em muitos casos, pontuais.

Preenchendo lacunas: Trajetória das mulheres no curso de arquitetura em Salvador - 1920-1960

A partir da Escola da Annales ocorrem grandes mudanças no modo de visualizar a escrita histórica. São questionadas as narrativas predominantes até o século XX e, posterior ao movimento, as críticas historiográficas se ampliaram em diversas áreas. A arquitetura, sendo uma dessas áreas, começa seus questionamentos mais tardiamente e pode-se dizer que ainda engatinha em relação às outras pesquisas, como na Sociologia e História. Este trabalho tem como objetivo contribuir para uma escrita mais plural dentro da área de Arquitetura.

[Re]Pensando a 'cidade latino-americana': a Sociedad Interamericana de Planificación (SIAP) e as discussões em torno dos 'assentamentos precários', 1964-1979

Apesar de que na década de 1950 surgem os primeiros estudos que abordam a problemática gerada pelos chamados “assentamentos precários” nas cidades latino-americanas - dentre os quais podemos ressaltar aqueles desenvolvidos no Peru pelo sociólogo peruano José Matos Mar e pelo arquiteto John F. C. Turner entre 1957 e 1965 - foi no início da década seguinte que o olhar sobre seu enfrentamento sofre uma guinada.

Cidade e urbanismo na América Latina: um olhar através das revistas especializadas italianas, 1930-1966

Grosso modo, no Brasil, há aproximadamente quinze anos as revistas especializadas italianas vêm sendo utilizadas e incorporadas em debates e discussões que tentam ampliar a compreensão e (re)leitura da história da arquitetura e do urbanismo do país. Nesse sentido, destacamos as contribuições de Tinem (2002) e Gomes (2009), mas também, um conjunto de artigos que tentam balizar o espaço que essas revistas deram à experiência brasileira. Mas, o que foi divulgado nessas revistas sobre a experiência latino-americana? Qual foi a temática e projetos que foram privilegiados?

Arquitetura nordestina [des]conhecida: por uma ampliação da história da arquitetura moderna brasileira, 1950-1970

Nos últimos anos vem se consolidando um conjunto de pesquisas que apontam para a diversidade da arquitetura moderna brasileira para além das experiências já estabilizadas pela historiografia referencial, como nos casos do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Essa ampliação vem revelando diferenças, desafios e particularidades da produção desenvolvida em diferentes cidades do país, entre elas, aquelas das regiões Norte e Nordeste.

'Fijoada y arquitectura para los trópicos': olhares sul-americanos sobre Brasília, 1956-1965

Diversas são as reflexões, opiniões, depoimentos e críticas sobre Brasília iniciadas antes, durante e após a sua construção. Salvo casos pontuais, é possível afirmar que o “olhar latino-americano” sobre a mesma tem sido entendido e/ou referenciado a partir das contribuições de Segre e Gutiérrez. Neste artigo, no entanto, propomos ampliar esses “olhares” respondendo a dois questionamentos-chave: Qual a visão dos arquitetos sul-americanos sobre Brasília? Esses olhares coincidem ou divergem às daqueles autores?

Expandido olhares. A experiência arquitetônica e urbanística brasileira através das revistas especializadas italianas, 1928-1968

No Brasil, há aproximadamente quinze anos, o estudo das revistas especializadas estrangeiras vem se consolidando como possibilidade de compreensão e (re)leitura da história da arquitetura e do urbanismo modernos do país. Uma análise da produção brasileira centrada no caso italiano mostra um olhar construído, basicamente, a partir das revistas Domus, Casabella, L’Architettura e Zodiac. Esta comunicação propõe expandir esse olhar através da análise de outras quatro revistas: Edilizia Moderna, Urbanistica, Metron e Il Cantiere.

Novas velhas questões? [Re]visitando as teorias de John F. C. Turner sobre a 'cidade informal' no Brasil

Nos últimos cinco anos vem sendo produzido um conjunto significativo de pesquisas que tentam resgatar, reavaliar e reinterpretar a pertinência atual das teorias do arquiteto inglês John F. C. Turner desenvolvidas entre as décadas de 1960 e 1970. A proposta deste artigo busca um triplo objetivo.

Discussões e propostas de padronização de terminologias nas décadas de 1960 e 1970 e seus impactos na construção da cidade Latino-Americana: o caso dos Congressos Pan-Americanos de Arquitetos e da Sociedade Interamericana de Planejamento

A formação da cidade pode ser entendida através de vários aspectos, entre eles seu desenvolvimento tecnológico, político, social, econômico, mas, também terminológico. O período pós-segunda guerra mundial marcou, significativamente, a ampliação e o confronto de diferentes experiências realizadas em diversos países latino-americanos em torno de uma série de fóruns especializados como os Congressos Pan-Americanos de Arquitetos, os Congressos Inter-Americanos de Municípios, os Congressos Pan-Americanos de Habitação Popular e os Congressos da Sociedade Inter-Americana de Planejamento.

Por uma Salvador Moderna: a custa de quem e de que?, 1935-1945

A historiografia referencial sobre o urbanismo moderno na Bahia assinala a “Semana de Urbanismo”, realizada em 1935, como um ponto de inflexão e reflexão sobre a modernização da capital baiana a partir da aplicação da então recém divulgada, no meio baiano, disciplina de “Urbanismo”. Nessas mesmas referências o que se percebe é a importância que se dá a esse evento, a partir dos temas abordados, por visualizar e buscar a modernização de Salvador.