O Instituto Central Isaías Alves - ICEIA

ARTIGO EM CO-AUTORIA COM LUIS ANTÔNIO FERNANDES CARDOSO

texto traz uma reflexão sobre a edificação de um importante complexo educacional realizado em Salvador durante o período Vargas: o Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA). O projeto é atribuído a Alexander Büddeus e a obra foi realizado pela Christiani & Nielsen (1936-1939).

Pretende-se examinar o ICEIA a partir das suas principais características arquitetônicas, assinalando as suas concepções iniciais, suas principais transformações e suas circunstâncias atuais. Tem-se a intenção de conectar o ICEIA com outras experiências arquitetônicas, como as escolas construídas no Rio de Janeiro durante o mesmo momento, projetadas pelo arquiteto Enéas Silva.

Outro objetivo é situar o projeto do ICEIA dentro do contexto de modernização do período Vargas. Deve-se assinalar a conexão entre dois educadores, Anísio Teixeira e Álvaro Silva, apontando a importância que dão a uma conexão entre os projetos educacionais e arquitetônicos.

O texto pretende, finalmente, chamar atenção para a importância do ICEIA, e assinalar a necessidade de que seu processo de tombamento estadual seja efetivado.