Preenchendo lacunas: Trajetória das mulheres no curso de arquitetura em Salvador - 1920-1960

A partir da Escola da Annales ocorrem grandes mudanças no modo de visualizar a escrita histórica. São questionadas as narrativas predominantes até o século XX e, posterior ao movimento, as críticas historiográficas se ampliaram em diversas áreas. A arquitetura, sendo uma dessas áreas, começa seus questionamentos mais tardiamente e pode-se dizer que ainda engatinha em relação às outras pesquisas, como na Sociologia e História. Este trabalho tem como objetivo contribuir para uma escrita mais plural dentro da área de Arquitetura. Sendo assim, a ausência das mulheres na história da arquitetura é lacuna a qual não deve mais ser adiada entre as pesquisas a serem desenvolvidas. Salvador como escolha territorial se dá por vários motivos de aproximação, mas não unicamente por  esse motivo. A capital baiana tem grande presença de mulheres nas escolas e, é majoritariamente feminino na atuação profissional. No estado também ocorre um desaparecimento historiográfico em comparação aos estados do Sudeste, mesmo tendo grande produção modernista, em especial entre as décadas de 1940 e 1950. Vale ressaltar que a pesquisa não tem como objetivo suprir o debate acerca do tema, por isso se utilizou do recorte temporal que se estabelece entre as décadas de 1920 e 1970, importante período para a Escola de Arquitetura em Salvador, principalmente para a análise da participação feminina e, em especial, da sua primeira inserção em 1936 com a primeira diplomada.

Pesquisador:
Download:
ISBN/ISSN:
978-85-66843-06-4
Nome do[s] Organizador[es]:
José Carlos Huapaya Espinoza
Cidade do Evento:
Salvador
Data de realização do Evento:
segunda-feira, 7 Outubro, 2019 a quinta-feira, 10 Outubro, 2019
Título dos Anais: